Entenda porque você está vendo um arco-íris no interior do seu carro usando lentes polarizadas

Se você está vendo tudo colorido dentro do carro enquanto dirige com seu óculos de sol, fique calmo, você não está louco, nem suas lentes estão com defeito.

As lentes polarizadas são a razão para o “Efeito Arco-Íris” no interior do seu carro…

Os vidros de alguns carros (traseiros e laterais) são temperados, isto significa que eles são projetados para quebrar sem causar peças afiadas. Durante o processo de têmpera, o vidro é aquecido e depois rapidamente resfriado à temperatura ambiente.

A superfície do vidro esfria mais rápido que o centro e se contrai, causando tensões de compressão, enquanto o centro do vidro se expande por causa de sua temperatura, ocasionando tensões de tração.

O que você está experimentando é uma simples questão de física!

O que você está vendo quando percebe um tabuleiro de xadrez ou uma espécie de arco-íris na janela do carro é um efeito chamado: birrefringência estressada.

O estresse em materiais opticamente transparentes normalmente produz birrefringência, o que significa que o material altera a polarização da luz.

Como se explica o efeito “arco-íris”

A luz incidente do lado de fora do carro passa pelas janelas traseiras ou laterais. As tensões causadas giram a polarização. A quantidade de rotação depende dos comprimentos das ondas, resultando nas cores variadas. Novamente, o que você está vendo é o estresse na janela do carro causado pelo processo de moderação.

Este fenômeno é um pouco semelhante a um prisma ou gota de chuva que faz com que a luz se curve, mostrando assim as variadas cores que compõem a luz

Você só nota o efeito nas janelas do carro enquanto usa óculos escuros porque suas lentes polarizadas filtram determinados comprimentos de onda

A razão pela qual você não vê o efeito no para-brisa é porque os para-brisas são feitos de vidro de segurança laminado, não de vidro temperado…

Se o efeito do arco-íris te distrair e deixá-lo um pouco confuso, considere mudar para lentes que não sejam polarizadas, pelo menos enquanto estiver dirigindo. E se alguém mais comentar sobre os arco-íris, agora você pode dar uma resposta para eles:

Física, amigos! Física!

Descubra se as suas lentes são polarizadas fazendo o teste abaixo!

Na King Of Lenses você encontra lentes polarizadas para seu óculos de sol.

OBS: Caso queira aprofundar ainda mais seu conhecimento físico, entre no link abaixo, contém um artigo da universidade UFRGS interessante que explica melhor o processo de Birrefringência Estressada, e que serviu de fonte para o post.

Fonte: https://www.if.ufrgs.br/tex/fisica-4/lab4.html disponível em 27/09/2018 às

13:39

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: